início
facebook facebook
início email
extratos simples
extratos complexos
vitaminas e minerais
chás e tisanas
desporto e fitness
novidades
biohera
notícias
contactos
catálogo
NOTÍCIAS

2014


11 de Setembro de 2014

Receitas Saudáveis
Quiche


Vai uma quiche? E que tal uma base de quiche integral feita em casa? Aqui segue a receita:

Dicas saudáveis: Receita

1 caneca de farinha integral (trigo ou espelta)
1/2 caneca de farinha de aveia
3 colheres de sopa de sementes de sésamo
3/4 de colher de café de sal
1/3 de caneca de azeite
1/4 de caneca de água

Amassar tudo, esticar com um rolo de cozinha e já está!
Fica ótimo se juntarmos especiarias na massa (coentros em pó, gengibre, manjericão, oregãos).


8 de Setembro de 2014

Receitas Saudáveis
Batido verde


Banana
Manga
Sumo de laranja
Espinafres
Canela
Spirulina
Clorela


25 de Setembro de 2014

Dicas Saudáveis
EQUINACEA & PROPOLIS 40 cápsulas / comprimidos


Porque o tempo não ajuda, aqui vai uma dica de como fortalecer o seu sistema imunitário.

EQUINACEA & PROPOLIS 40 cápsulas / comprimidos

É uma fórmula estudada e elaborada que sinergicamente lhe conferem uma capacidade activa e eficaz no combate às gripes e resfriados sazonais, protegendo o sistema respiratório e o organismo contra o ataque de vírus e bactérias através de uma activação permanente do sistema imunitário, reduzindo os sintomas associados (dores de garganta, fraqueza física, etc…) e evitando ou melhorando o efeito dos antibióticos e protegendo de estados recidivos ou crónicos, para que possa desfrutar de todos os momentos de plenitude em qualquer estação do ano sempre repleto de energia e confiança.

Contém: Equinácia, Hipericão, Propolis, Rosa Canina, Pólen, Vitamina C


24 de Setembro de 2014

Dicas Saudáveis
As nossas dicas para uma vida saudável


Alimentação saudável
Hidratação
Exercício físico
Descanço


23 de Setembro de 2014

Dicas Saudáveis
Pilates


Na sequência do post anterior sobre exercício físico, hoje falamos sobre Pilates.

O pilates está na moda e não é por acaso. Este método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana e o seu objectivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco.

Como consequência, melhora a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal. Para além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, contraria o stress e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária.

Cada aula de Pilates inicia-se com o alinhamento da coluna, de forma a chegar à chamada postura neutra, contraindo-se ligeiramente a barriga. Esta postura é mantida ao longo dos 50 minutos da aula.

Depois, relaxados e concentrados, seguem-se as indicações do instrutor. Bloqueiam-se os pensamentos associados ao exterior e concentramo-nos apenas nos movimentos do corpo. As inspirações e expirações são profundas, sendo que neste método é a respiração que conduz o movimento.


19 de Setembro de 2014

Dicas Saudáveis
POR QUE ADOTAR A SUPLEMENTAÇÃO?


Nos tempos de hoje, há uma crescente necessidade de incluir a suplementação alimentar à nossa dieta, por muitas razões. Enquanto uma pessoa comum pode acreditar que segue uma dieta equilibrada, na verdade, ela pode estar a perder nutrientes vitais que não podem ser facilmente adquiridos na alimentação.

POR QUE ADOTAR A SUPLEMENTAÇÃO?

Hoje em dia, os nutrientes essenciais, especialmente minerais do solo, esgotam-se rapidamente. Se já comeu um tomate colhido na hora, de uma plantação sem adições químicas, com certeza percebe a diferença de quando come um comprado no supermercado. E não é só o gosto que muda, pois o nível de nutrientes dos produtos comercializados é bem menor do que os naturais.

Infelizmente, hoje estamos totalmente expostos a alimentos excessivamente processados. Se for a qualquer supermercado padrão, provavelmente vai eliminar 90% da loja se ignorar os alimentos processados que são oferecidos. Realmente, é difícil evitar consumir esse tipo de alimentos, pois estão em todo o lado e em maioria.

Além disso, pode ser quase impossível reunir todos os nutrientes essências com o que comemos diariamente. Por exemplo, frutas diferentes contêm diferentes nutrientes, e é bem difícil consumir cada tipo de fruta durante o dia, ou até mesmo durante o mês. Quantas vezes você já comeu amoras, bananas, peras, cerejas e framboesas em um único dia?

Outro desafio é escolher o tipo certo de gorduras que precisamos em nossa dieta. É muito mais fácil encontrar alimentos que contenham altos níveis de gordura trans ou saturada do que gorduras saudáveis, como gorduras monoinsaturadas e óleos de peixe. Os óleos de peixe, em particular, são uma valiosa fonte de ácidos gordos essências, que são críticas para normalizar as funções cardiovasculares e mentais. Mas, se alguém não comer salmão selvagem do Alasca 3 a 4 vezes por semana, todas as semanas, provavelmente não conseguirá atingir o nível ideal destes nutrientes em uma dieta.

Por essas e outras razões, os suplementos alimentares pode ajudar a preencher as lacunas e fornecer os nutrientes essenciais que temos dificuldade em encontrar nos alimentos.


6 de Julho de 2014

Dicas Saudáveis
Celulite


A Celulite é provocada pela acumulação de gordura nas camadas inferiores da pele, sobretudo na zona das coxas, ancas, nádegas e pernas, e constitui um problema estético que afecta cerca de 90% das mulheres. Uma alimentação desequilibrada e o sedentarismo podem originar a celulite.

Dicas:

- Evite estar muitas horas de pé ou de pernas cruzadas, uma vez que dificulta a circulação;
- Evita exposição excessiva de calor, no verão evita o sol entre as 12h e as 16h.;
- Beba 1,5 litro e meio de água por dia, de preferência com um PH superior a 7.
- Alimentação equilibrada à base de legumes, frutas e proteínas magras;
- Faça exercício físico regular para activar a circulação sanguínea e eliminar as gorduras em excesso;
- Não utilize roupa muito justa e sapatos de salto alto, pois dificultam a circulação e provocam a retenção de líquidos;
- Evitar o tabaco, bebidas alcoólicas e café.
- Se puder use cremes anti-celuliticos.
- Pode recorrer a suplementos com ingredientes activos  de efeito venotónico e vasoprotector ou que facilitam a mobilização de gordura, Chá verde, Ananás, Videira vermelha, Centelha asiática entre outros.

Indicamos os nossos suplementos Tropic Line, Circulan, Tisana Emagrecer e Celulite.


6 de Julho de 2014

Receitas Saudáveis
Sopa: Gaspacho Andaluz; Espetadas de vegetais e tofu e Mousse de Chocolate Vegan


Sopa: Gaspacho Andaluz

Ingredientes

700gr de tomate; 1 dente de alho; 1 tira de pimento vermelho; 1 tira de pimento verde; 1 cebola pequena; 200 gr de pepino; sal e azeite qb; 1 colher de sopa de vinagre balsâmico; 300ml de água; tostas para acompanhar.

Preparação

Juntar todos os ingredientes (menos a água) num tacho grande e com uma varinha mágica e liquidificar. Adicionar a água e bater o gaspacho mais uma vez com a varinha mágica. Coar o gaspacho. Guardar no frigorífico e deixar ficar bem fresco. Se não ficar bem frio pode ser servido com pedras de gelo. Colocar tostas ou pão frito para acompanhar.

Espetadas de vegetais e tofu

Ingredientes

1 limão; 1  dente de alho; 4 colheres de sopa de azeite; tofu qb; 1 courgette; 1 beringela
1 cebola; 2 tomates; 3 paus de loureiro

Preparação

Espremer o sumo do limão e juntar o alho e o azeite, mexendo bem.
Cortar os vegetais em rodelas, o tofu em quadrados e enfiar no pau de loureiro, alternando, a courgette com o tofu, a beringela, a cebola e o tomate.
Regar as espetadas com a marinada preparada e deixar repousar durante 1 hora.
Enquanto as espetadas de vegetais ficam a marinar, pode-se preparar a brasa.
Quando a brasa estiver pronta, colocar as espetadas e deixar grelhar.

Mousse de Chocolate Vegan

Ingredientes

2 abacates; 1 banana; Sumo de 1/2 laranja; 2 colheres de sopa de cacau em pó biológico; 1 colher de sobremesa de açúcar de coco biológico.

Preparação

Juntar todos os ingredientes num recipiente próprio. Com a ajuda da varinha mágica fazer uma massa homogénea dos ingredientes. Deixar no frigorífico a arrefecer.


17 de Setembro de 2014

Dicas Saudáveis
Yoga


Todos sabemos que uma prática física é muito benéfica à saúde. Qualquer quer que seja a prática, é benéfica, desde que o façamos com algum prazer. Hoje falamos da prática de Yoga.

Na sociedade Ocidental, o Yoga tem fundamentalmente a finalidade de revitalizar o corpo físico, melhorar a concentração e apaziguar a mente turbulenta através da redução dos níveis de stress.
Trata-se de uma prática dinâmica, profunda, agradável e desafiante que une o nosso corpo físico, os sentidos, a consciência e a mente num único ser, levando cada um de nós a um crescente bem estar, auto conhecimento e felicidade.

As aulas de Yoga são baseadas na permanência em posturas (asanas), conciliadas com técnicas respiratórias (pranayamas), com técnicas de relaxamento (Yoganidrá), de limpeza e purificação (krias), de canalização de energia (bandhas) e de vocalizações (mantras) que ajudam no processo de concentração e descongestionamento energético do corpo e da mente. Todas estas práticas específicas do Yoga, conjugadas em conjunto, durante as aulas, proporcionam um desbloqueio energético dos músculos e da coluna vertebral, através de todo um processo de flexibilização, de força e de compressão das nossas glândulas endócrinas, do nosso sistema nervoso central e dos nossos órgãos internos, influenciando muito positivamente todo o funcionamento dos nossos sistemas fisiológicos (respiratório, circulatório, digestivo, nervoso, endócrino, reprodutor, muscular e esquelético).


4 de Setembro de 2014

Dicas Saudáveis
batido desintoxicante este é feito à base de frutas e vegetais


O nosso corpo precisa de miminhos e esquece-mo-nos muitas vezes que consumir calorias a mais não lhe faz muito bem. Assim sendo, como solução para os excessos calóricos , o batido verde, promete desintoxicar o nosso organismo, eliminando as toxinas existentes. Para além disso, permite ingerir de maneira mais fácil frutas e legumes que tanto precisamos.

Sendo portanto um batido desintoxicante este é feito à base de frutas e vegetais, sem corantes, conservante e açucares.
Rico em minerais,vitaminas e fibras, permite manter o organismo com a sensação de "cheio" por algumas horas.
O melhor é que todos os ingredientes deste batido, são pouco calóricos o que, aliado a uma alimentação saudável e a um plano de exercício físico, ajudará no combate à perda de peso.


Alguns dos seus benefícios:

Ação antioxidante;
Aceleração do metabolismo;
Emagrecimento;
Melhora a qualidade sanguínea;
Ajuda a combater a prisão de ventre;
Ajuda a manter a pele com um aspecto saudável.

Na verdade não existe uma única receita, porque são vários os frutos e vegetais verdes. O truque está em usar frutos ou vegetais que goste, para disfarçar o sabor dos que não gosta. Pode optar por gengibre, morangos, abacaxi, brócolos, salsa, alface e melancia, manga, banana, espinafres, acelgas, etc.


2 de Setembro de 2014

Dicas Saudáveis
Que água bebem?


Se comprarem água engarrafada, sugerimos fortemente que comprem uma água com um pH entre os 5,8 e os 6,5...Mas tenham muita atenção ao RESÍDUO A SECO. Águas com resíduo a seco muito elevado, deixam o tal resíduo no nosso organismo, ou boa parte dele. Os rins vão ter um trabalho acrescido para expelir todo esse resíduo que muitas vezes acaba alojado nos rins, potenciando as pedras nos rins, coisa que ninguém deseja

Assim, escolha uma água com o máximo de resíduo a seco de 60.


29 de Agosto de 2014

Receitas Saudáveis
Gelado caseiro cremoso de laranja


1 copo de sumo de laranja
1 copo de leite de coco
3 colheres de sopa de mel
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha

Bater tudo e colocar em formas de gelado.


26 de Agosto de 2014

Receitas Saudáveis
Ervas Congeladas em Azeite


Muitas vezes não utilizamos todo aquele ramo de ervas fresquinhas que compramos para determinadas receitas.
Uma dica para que elas não escureçam, não percam o sabor e nem o aroma é congelá-las em azeite.

Confira o passo a passo da receita e experimente:

1. Escolha as ervas frescas, de preferência do mercado ou do seu próprio jardim.
2. Se quiser, você pode picá-las bem, ou deixá-las em ramos e folhas maiores. Na foto, as ervas foram finamente picadas.
3. Coloque em bandejas de cubos de gelo (cerca de 2/3 cheio de ervas).
4. Você pode misturar as ervas (sálvia, tomilho, alecrim).
5. Coloque azeite extra-virgem de oliva ou manteiga derretida sem sal sobre as ervas.
6. Cubra com filme plástico e leve ao congelador.
7. Remova os cubos congelados e armazene-os em recipientes ou sacos pequenos de congelamento.
8. Não esqueça de etiquetar cada embalagem ou o saco com o tipo de erva (e óleo) dentro.
9. Pode usar em assados, batatas cozidas, e muito mais.


22 de Agosto de 2014

Dicas Saudáveis
Obesidade mórbida não pára de crescer em Portugal


Cerca de 14 por cento dos portugueses tem obesidade mórbida, mas vão ter de continuar à espera da cirurgia porque os centros de tratamento têm uma lista de espera superior a quatro anos.

A obesidade é o problema número um da saúde pública do século XXI em Portugal e no mundo desenvolvido. O Prof. Doutor Francisco Castro e Sousa, director do Serviço de Cirurgia III dos Hospitais da Universidade de Coimbra, considera que as administrações hospitalares não têm feito tudo o que está ao seu alcance para ultrapassar os entraves ao escoamento da lista de espera nos hospitais públicos; que, em alguns casos, ultrapassa mesmo os quatro anos, tempo que põe a vida dos obesos mórbidos em risco.

Para o cirurgião, os aspectos estéticos, que as pessoas tanto valorizam, são de somenos importância comparados com as co-morbilidades que estão ligadas à obesidade. E são múltiplas: os problemas cardiovasculares, nomeadamente a angina de peito e a hipertensão arterial estão muito associados à obesidade. Também os problemas pulmonares se agravam com o excesso de peso e destaca a insuficiência respiratória, a sensação de falta de ar e a apneia do sono, quando as pessoas deixam de respirar, e que, no limite, pode matar. Segundo o especialista, “todo o gordo tem tendência para ressonar mas melhora muito se perder peso.”A operar obesidade desde 1986, o professor catedrático de Coimbra sublinha que a diabetes também é mais prevalente no obeso.


18 de Agosto de 2014

Receitas Saudáveis
Esparguete de Courgette


Ingredientes para 2 pessoas:

1 courgette grande
3 dentes de alho picados
Azeite

Preparação:

Cortar a courgette em juliana, com a ajuda do processador de cozinha ou, já existem espiralizadores que fazem "verdadeiro" esparguete de courgette.
Saltear o alho picado num fio de azeite e quando estiver ligeiramente dourado, juntar a courgette.

Saltear durante 1 minuto, sempre a mexer a courgette.

E está feito! Acompanhamento saudável num instante.


17 de Agosto de 2014

Dicas Saudáveis
Porque devemos tomar suplementos?


Médicos e nutricionistas não deixam de insistir para importância que tem uma dieta equilibrada e variada, para um bom estado de saúde geral, no entanto as condições de vida actuais fazem com que seja difícil de cumprir. Por isso, em certas circunstâncias, deveremos de tomar suplementos que completam a dieta nos casos em que o deficit é mais que provável.


Porque devemos tomar suplementos?

Basicamente por três razões que estão geralmente interligadas:

- porque os alimentos já não possuem a quantidade de nutrientes que era habitual;

- porque nas últimas décadas se têm modificado os hábitos alimentares

- porque a partir de certa idade decresce bruscamente a produção de determinadas substâncias que o nosso organismo fabrica.


Referente ao primeiro ponto, é do conhecimento de todos nós a exploração excessiva do solo agrícola, as culturas forçadas (em plástico, etc.) o uso de pesticidas, adubos químicos, aceleradores de maturação ou amadurecimento em câmaras, a produção extensiva longe do que é natural (ruptura dos ciclos biológicos e circadianos dos animais, comida artificial, tratamento farmacológico, etc.) a contaminação ambiental e outro sem fim de causas, fizeram com que os alimentos se tenham vindo a empobrecer de nutrientes, vitaminas e minerais.

No que diz respeito ao segundo ponto, as modificações dos gostos gastronómicos eliminaram da dieta algumas das substâncias nutritivas que há algum tempo atrás ainda estavam incluídas. E não podemos esquecer da quantidade de oferta de comida processada que cada vez mais vemos nos nossos supermercados e que muitas famílias por falta de tempo, acabam por aderir.

Quanto ao último ponto, com o passar do tempo, os anos vão passando e a produção de certas substâncias fundamentais, como a melatonina ou a coenzima Q-10, caem abruptamente. Assim, é necessário fornecer ao organismo uma ajuda suplementar, dando-lhe aquilo que ele mais necessita e que começou a ser deficitário.

Visto isto, ficamos a saber que temos de ingerir a quantidade de nutrientes e substâncias com efeitos saudáveis e terapêuticos suficientes, para além de uma dieta variada e equilibrada, é necessário recorrer a suplementos alimentares que os contenham.


13 de Agosto de 2014

Dicas Saudáveis
bebidas ou leites vegetais


As bebidas ou leites vegetais são excelentes alternativas ao leite de vaca. Especialmente recomendados para quem é intolerante à lactose, vegetarianos, ou simplesmente quem procura alternativas mais saudáveis do que o leite industrial.

Estes leites vegetais, se produzidos com ingredientes de qualidade, são bebidas muito saudáveis, nutritivas, pouco calóricas, sem colesterol e económicas.

Além da vantagem económica, é também uma vantagem ecológica, pois contribuirá para diminuir o número de embalagens desperdiçadas.

O mundo das bebidas vegetais vai muito além do leite de soja.
Podemos enriquecer a nossa alimentação com bebida de arroz, aveia, espelta, quinoa, amêndoa, avelã, sementes de sésamo, kamut e muitas mais que a imaginação ditar, como por exemplo versões com mais do que um cereal ou fruto seco. Para melhor qualidade, prefira ingredientes integrais e biológicos, ou, pelo menos, sem químicos. Vai notar a diferença na qualidade e sabor do leite!

Receita: Bebida de arroz:

Colocar uma chávena de arroz integral de molho de um dia para o outro. Lavar e escorrer o arroz, colocá-lo num recipiente e acrescentar 1 litro de água a ferver. Triturar tudo com a varinha mágica. Coar com um coador convencional ou usar um tecido de algodão, limpo e fervido.
Um utensílio que ajuda bastante, para quem faz com frequência bebidas vegetais caseiras é o shufamix.


9 de Agosto de 2014

Dicas Saudáveis
Alcachofra


A Alcachofra cujo nome científico é Cynara scolymus L., pertence à família Compositae.

Pode encontrá-la nos nossos suplementos:

ALCACHOFRA 1200 FORTE
ALPHA ALCACHOFRA 3000 mg
4 DETOX
HEPATIHERA
DIGESTEMAX

A Alcachofra pode oferecer diversos benefícios à nossa saúde, possuindo excelentes propriedades nutritivas e medicinais. Para termos uma idéia, a cada 100g comestíveis, encontramos boas doses de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro.

Possui substâncias com efeito benéfico das vias hepáticas. Apresenta como princípios ativos a cinarina e o ácido caféico que estimulam a formação da bili hepática, regularizam a formação de sais biliares e o colesterol.

São usados contra icterícia, cujos sintomas desaparecem rapidamente. As folhas reduzem a taxa de açúcar no sangue e são usadas como adjuvantes no tratamento de diabetes. Possui efeito antiesclerótico, ou seja, é um bom combatente do endurecimento das artérias e servem também servem para fabricar bebidas amargas. Temos apenas que ter cuidado com pessoas alérgicas à alcachofra ou quando há obstrução do canal biliar.


6 de Agosto de 2014

Dicas Saudáveis
Águas aromatizadas


São fáceis de preparar, leves, saudáveis e económicas. Combinando frutas, vegetais, especiarias, ervas, sementes e água gelada, é possível preparar uma grande variedade de águas aromatizadas, especialmente agradáveis em dias de calor.

Sugestão:

Ingredientes

½ chávena de mix de frutas vermelhas – mirtilho, morango e framboesa
1 ramo de hortelã
1 colher de café de cravo da índia
1 litro de água filtrada

Modo de preparo

Lave bem as frutas e o ramo de hortelã
Acrescente à água, as frutas, o ramo de hortelã e o cravo da índia
Levar ao frigorifíco


28 de Julho de 2014

Receitas Saudáveis
Mousse de Chocolate Vegan


Ingredientes

2 abacates; 1 banana; Sumo de 1/2 laranja; 2 colheres de sopa de cacau em pó biológico; 1 colher de sobremesa de açúcar de coco biológico.

Preparação

Juntar todos os ingredientes num recipiente próprio. Com a ajuda da varinha mágica fazer uma massa homogénea dos ingredientes. Deixar no frigorífico.


23 de Julho de 2014

Dicas Saudáveis
Emagrecimento à sua medida


A linha de Emagrecimento da BIOHERA composta por produtos especialmente elaborados a pensar em si oferece a oportunidade ímpar de alcançar o corpo que sempre sonhou.

Vamos ao encontro da suas necessidades tanto em situações globais, de toxicidade aumentada, de apetite descontrolado, excesso de gorduras e inflamação, retenção de líquidos e prisão de ventre, terminando numa manutenção estável do peso desejado.


30 de Setembro de 2014

Dicas Saudáveis:
Pasta de grão de bico (humus)


Dicas saudáveis:

Pasta de grão de bico (humus)

Ingredientes:

500 g de grão de bico
1 cebola grande ralada
Suco de 1 limão
1/5 colher de sopa de sal
Pimenta branca a gosto

Preparação:

Cozinhe o grão de bico até ficar macio
Bata no liquidificador com uma concha da água do cozimento
Misture com os demais ingredientes
Se necessário acrescente mais água do cozimento
A textura deve ficar como um patê


9 de Outubro de 2014

Dicas Saudáveis:
Guacamole


Ingredientes

2 abacates maduros descascados
1 colher de chá de cominho moído
1 tomate pequeno maduro, sem sementes, em cubos
1/2 chávena de cebola branca picada
Pimento vermelho (um pedaço), sem sementes, em cubos
1/4 de chávena de coentros picados
4 colheres de sopa de sumo fresco de limão
Tempero: sal marinho e pimenta preta a gosto.

Triturar o abacate, os cominhos, o sumo de limão e os temperos com a varinha mágica.
Juntar os restantes ingredientes e está pronto

É uma delicia.


4 de Novembro de 2014

Dicas Saudáveis
Pasta de Amêndoa


Hoje trazemos uma sugestão.
Quem gosta de comer tostas ou pão? E o que utilizam para os barrar?

As pastas ou cremes de oleaginosas são deliciosos e saudáveis.
Os mais conhecidos são as de amendoim e de sésamo (tahin).
Sugerirmos a pasta de amêndoa, pode-se comprar já feita ou mesmo fazê-la em casa de forma simples.

Basta tostar um pouco as amêndoas sem pele e depois triturar num robot de cozinha. Como demora um pouco até libertar o seu óleo natural, deve-se parar de vez em quando e empurar o triturado para baixo até obtermos a consistência desejada.

Quem gostar pode adoçar com o que quiser, mas fica ótima assim.


11 de Novembro de 2014

Dicas Saudáveis
Alimentos germinados


Se pretender aumentar a ingestão de nutrientes através de alimentos facilmente digeríveis, está na altura de conhecer os alimentos germinados.
Considerados alimentos "vivos”, os alimentos germinados são muito ricos em nutrientes e enzimas, possuindo mais nutrientes que o alimento original e de uma forma bem mais digerível.

Quais as vantagens?

Ao dar inicio ao processo de germinação, a semente produz diferentes compostos e altera a estrutura dos seus constituintes que terão como objetivo criar e alimentar a nova planta. O alimento germinado será assim de mais fácil digestão, muito mais rico do ponto de vista nutricional, e terá menos factores antinutricionais (compostos que impedem a absorção de alguns nutrientes), aumentando desta forma o seu valor nutricional.

O seu teor vitamínico e mineral e a biodisponibilidade de alguns destes nutrientes pode aumentar entre 200 – 600%! Ocorre ainda um aumento do teor em proteínas e o valor biológico destas.

Os alimentos a germinar são normalmente grãos de cereais, leguminosas ou sementes, e cada um destes vai ter diferentes tempos de germinação, assim como diferentes sabores.

Pode germinar cereais como o trigo, o trigo espelta, a cevada, o arroz, o trigo sarraceno, ou mesmo o centeio. A partir destes grãos germinados pode ainda fazer o pão dos essénios.
Esta germinação pode terminar quando a planta começa a crescer e tiver pelo menos, o tamanho da sementes ou do grão que a originou, ou continuar até a planta crescer um pouco mais e usá-las em smoothies ou sumos, com é o caso da erva trigo.

Podemos ainda germinar leguminosas como a alfafa, soja, feijão mungo, grão, ou lentilhas, e podem ser consumidos em saladas ou outros pratos frios. Os exemplos mais conhecidos são os rebentos de soja ou de alfafa, já há venda em diferentes locais.

Pode ainda germinar oleaginosas como nozes, amêndoas, avelãs ou sementes de girassol ou de abóbora: o valor nutricional da sementes aumenta consideravelmente, além de se tornar bem mais digerível.


20 de Novembro de 2014

Dicas Saudáveis
bebida de avelã


Já aqui se falou de bebidas ("leites") vegetais.
A receita de hoje é bebida de avelã.

Ingredientes:

200 g avelãs (pode ter ou não casca)
800ml de água filtrada

Preparação:

Deixar as avelãs de molho em água por 8 horas.
Escorrer e passar as avelâs por água.
Colocar num processador/liquidificador juntamente com a água e bater por 1 minuto ou até que as avelãs estejam bem moídas.
Com um coador fino ou um pano, coe as avelãs.

Está pronto. Para os gulosos, neste tempo frio, fica a dica de aquecer este "leite" juntar um pouco de cacau e adocá-lo
Nham nham!!!


21 de Novembro de 2014

Dicas Saudáveis
Caminhar


Estamos no Outono, mas não é razão para não fazermos exercicio ao ar livre. Hoje sugerimos a caminhada. Faça chuva ou faça sol, desde que devidamente agasalhados.

A caminhada é considerada ideal para a pessoa sedentária que resolveu começar uma atividade física, para a pessoa que ainda não consegue ou não gosta de correr ou simplesmente uma boa forma de fazer algum exercício com menos impacto do que na corrida.

Deixamos alguns benefícios:

- Emagrece

É o mais famoso benefício da caminhada. A caminhada é uma boa maneira de emagrecer. A caminhada, aliada a uma boa alimentação, pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias e acelera o metabolismo.

Um estudo inglês também provou que caminhar diminui a vontade de comer doces e outros alimentos altamente calóricos.

- Controlo do Colesterol e Diabetes

A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol «mau» (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo. Isto acontece pois a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

- Deixa os ossos mais fortes combatendo a osteoporose

O impacto que os pés têm com o chão durante a caminhada faz com que os ossos sejam beneficiados. A compressão dos ossos da perna, junto com a movimentação de todo o esqueleto enquanto se caminha faz com que exista mais estímulos elétricos nos ossos do corpo, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio deixando os ossos mais resistentes e menos propícios a sofrerem com osteoporose.

- Melhora a circulação do sangue

A caminhada contribui para o controlo da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina e a oxigenação do corpo.

- Ajuda a dormir melhor mas também diminui a sonolência

Caminhar faz com que o nosso corpo produza várias substâncias estimulantes, como, por exemplo, a adrenalina. Essas substâncias fazem com que o corpo fique mais ativo nas horas posteriores a prática de exercício, além de melhorar nosso sono durante a noite.

- Melhora o humor e afasta a depressão

Caminhar deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se praticada com frequência, a caminhada liberta a endorfina, também chamada de hormónio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida.


22 de Novembro de 2014

Dicas Saudáveis
Hidratação


A água tem funções essenciais no organismo:

- Meio onde se dão todas as reacções do organismo, como por exemplo a digestão;
- Transporta os nutrientes e os produtos resultantes do metabolismo;
- Regula a temperatura corporal;
- Interfere no funcionamento de todos os sistemas e órgãos.
- Uma desidratação continuada, ainda que leve, tem efeitos a longo prazo, nomeadamente a nível cardíaco, renal, respiratório e digestivo.

Na nova Roda dos Alimentos a água também está representada.

Exemplo de uma refeição equilibrada:


25 de Novembro de 2014

Dicas Saudáveis
CASTANHAS


Aproveitem enquanto estamos na sua época.

A castanha costumava ser um alimento muito consumido em Portugal. Pode dizer-se que, durante muitos séculos, ela reinou na alimentação dos portugueses, até que foi destronada pela batata que foi introduzida na Europa na época dos Descobrimentos.

As classes mais desfavorecidas utilizavam-na como acompanhamento ou para fazer farinha. Por esta razão é que o castanheiro era conhecido em algumas regiões como a árvore-do-pão. Na classe nobre, a castanha chegava à mesa em alturas de festa, preparada a rigor e a acompanhar pratos requintados e vistosos, nomeadamente, o peru de Natal.

Actualmente, a castanha está ligada a algumas tradições, como o S. Martinho, em que é presença obrigatória, cozida ou assada.

Do ponto de vista nutricional, a castanha, ao contrário dos outros frutos secos, é rica em hidratos de carbono complexos, sob a forma de amido e fibra, e contém pouca proteína e gordura. Por isso, tem menos calorias do que os outros frutos secos. De facto, 100g de castanhas apresentam cerca de 180Kcal, enquanto a mesma quantidade de amendoins ou amêndoas fornecem cerca de 570 e 620 Kcal, respectivamente. Por outro lado, cerca de 100 g de castanha fornecem, aproximadamente, um terço da dose diária recomendada de vitamina E, e um quarto da de vitamina B6. É ainda uma excelente fonte de minerais como o potássio e o magnésio.

A sua riqueza em fibra faz com que uma pequena porção de castanhas seja suficiente para satisfazer o apetite, com a vantagem dos seus açúcares serem de digestão lenta, evitando uma subida rápida de glicose no sangue.

A castanha é um alimento útil em doenças renais, hepáticas e casos de gota.

Para além de poder ser comida crua, a castanha é um fruto muito versátil. Assada, cozida ou em forma de puré, a castanha pode servir de acompanhamento em diversos pratos, pode ser utilizada na confecção de sopas e guisados e até na produção de pão, bolos e biscoitos.


1 de Dezembro de 2014

Dicas Saudáveis
arroz integral


O arroz integral é conhecido pelas suas privilegiadas propriedades nutricionais. Ele mantém as qualidades nutritivas, energéticas e vitais do grão, pois está completo (integral), com todas as porções comestíveis que originalmente a natureza lhe forneceu.

A diferença que percebemos entre o arroz branco e o integral é uma casca fina. Para o corpo, no entanto, esse detalhe é fonte de inesgotáveis benefícios.

O arroz integral é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido.

A presença de fibras, proteínas, magnésio e algumas vitaminas tornam o arroz integral um alimento especialmente importante para aqueles que buscam o emagrecimento. Ele pode auxiliar na sensação de saciedade, redução do colesterol, controlo da glicémia, da ansiedade e da depressão. Obviamente, isso só será alcançado quando o arroz fizer parte de uma alimentação individualmente equilibrada e rotineira.

Não deixe de o consumir


5 de Dezembro de 2014

Dicas Saudáveis
DIÓSPIRO


O DIÓSPIRO é um fruto proveniente da Ásia, mais precisamente da China, donde foi levado para a Índia e para o Japão, onde se cultiva desde o século XVII.
Em Portugal, existem alguns pomares extremes, bem conduzidos, regados e com boa produtividade, localizados sobretudo na região do Algarve.
O fruto do diospireiro, retirando a sua fina casca, é praticamente constituído só por polpa, de aparência gelatinosa e fria, composta basicamente de mucilagem e pectina, responsáveis pela aparência característica da fruta. O seu teor de açúcar, que varia entre 14 e 18%, supera o da maioria das frutas de consumo popular. É uma boa fonte de sais minerais como potássio, cálcio, fósforo e ferro, vitaminas A, B1, B2 e C e ainda betacaroteno.

Aproveitem as frutas da época


6 de Dezembro de 2014

Receitas saudáveis
Mousse simples de dióspiro


Basta lavar dois ou três dióspiros (da variedade vermelha, quando madura e muito moles), cortar ao meio e retirar a polpa para um recipiente. Triturar tudo com uma varinha mágica até se formar um creme homogéneo. Colocar em taças e polvilhar com canela ou nozes partidas.


8 de Dezembro de 2014

Receitas saudáveis
Sopa de Beterraba e hortelã


Ingredientes (para 6 pessoas):

2 Beterrabas cruas
1 Beterraba cozida
2 Alhos franceses
½ Couve branca
2 Cebolas
3 Raminhos de aipo
3 Colheres de sopa de azeite
Folhas de hortelã fresca

Preparação:

Limpar e cortar em juliana todos os legumes, excepto a beterraba
cozida.
Adicionar o ramo de aipo e temperar com sal moderado.
Deixar cozer em lume brando durante 1 hora.
Cortar em tirinhas a beterraba cozida e incorporá-la na sopa.
Depois de pronta, enfeitar cada prato com folhas de hortelã fresca.


12 de Dezembro de 2014

Receitas saudáveis
chocolate quente


E porque o frio aperta, que tal um chocolate quente?

Dicas saudáveis: Chocolate quente sem lactose e sem açúcar

Ingredientes:
200ml de bebida vegetal (arroz ou aveia)
30g de chocolate 70 a 85% cacau sem açúcar
Essência de baunilha e canela em pó

Aqueça o leite e adicione o chocolate picado. Mexa até derreter todo o chocolate e começar a engrossar.
Adicione a essência de baunilha, a canela em pó e sirva.


14 de Dezembro de 2014

Receitas saudáveis
bolo rei/rainha


Aqui fica um excelente link para uma receita de bolo rei/rainha saudável, vegan, integral, sem açucar.
Boas experiências

http://patriciaiscooking.blogspot.pt/2014/01/presentes-do-natal-que-ja-la-vai-bolo.html

PRODUTO DO MÊS
EQUINACIA GOTAS 50 ML
 
DESTAQUE
DEPRESS CALM
 
NOVIDADE
HIBISCO GENGIBRE & LIMÃO
 
© 2014 BIO-HERA