início
facebook facebook
extratos simples
extratos complexos
vitaminas e minerais
chás e tisanas
desporto e fitness
novidades
bio-hera
notícias
contactos
PRODUTOS | Notícias | Dicas Saudáveis
Dicas Saudáveis
Obesidade mórbida não pára de crescer em Portugal

Cerca de 14 por cento dos portugueses tem obesidade mórbida, mas vão ter de continuar à espera da cirurgia porque os centros de tratamento têm uma lista de espera superior a quatro anos.

A obesidade é o problema número um da saúde pública do século XXI em Portugal e no mundo desenvolvido. O Prof. Doutor Francisco Castro e Sousa, director do Serviço de Cirurgia III dos Hospitais da Universidade de Coimbra, considera que as administrações hospitalares não têm feito tudo o que está ao seu alcance para ultrapassar os entraves ao escoamento da lista de espera nos hospitais públicos; que, em alguns casos, ultrapassa mesmo os quatro anos, tempo que põe a vida dos obesos mórbidos em risco.

Para o cirurgião, os aspectos estéticos, que as pessoas tanto valorizam, são de somenos importância comparados com as co-morbilidades que estão ligadas à obesidade. E são múltiplas: os problemas cardiovasculares, nomeadamente a angina de peito e a hipertensão arterial estão muito associados à obesidade. Também os problemas pulmonares se agravam com o excesso de peso e destaca a insuficiência respiratória, a sensação de falta de ar e a apneia do sono, quando as pessoas deixam de respirar, e que, no limite, pode matar. Segundo o especialista, “todo o gordo tem tendência para ressonar mas melhora muito se perder peso.”A operar obesidade desde 1986, o professor catedrático de Coimbra sublinha que a diabetes também é mais prevalente no obeso.



PRODUTO DO MÊS
LIBIMAX
 
DESTAQUE
DEPRESS CALM
 
NOVIDADE
HIBISCO GENGIBRE & LIMÃO
 
© 2014 BIO-HERA